Santos

Maior cidade do litoral paulista, é uma das cidades mais antigas do país e de grande valor histórico por acompanhar o crescimento e a evolução do Brasil em seus primeiros anos de colônia até os dias atuais, surgindo como um município de valor cosmopolita, portuário, ecológico e cultural.

Localizada em uma ilha, onde a cordialidade, a segurança e a diversidade de cenários se aliam a uma riqueza cultural, histórica e ecológica, transformando a cidade em um destino único, que encanta e apaixona.

E tudo isso a apenas 70 km de São Paulo, a maior metrópole brasileira, perto dos principais aeroportos nacionais e internacionais, e com fácil acesso por modernas rodovias.

Vídeo realizado em parceria com a Embratur, para a divulgação das estâncias paulistas nacional e internacionalmente.

O programa "Caminhos" - da TV USP - traz, entre outras atrações, a cidade de Santos. Lutas com piratas, manifestações pela independência, abolição e república são capítulos da história da cidade abordados pelo programa.
Também há informações sobre museus e construções antigas, como a Bolsa do Café, o Passeio de Bonde, o Complexo Turístico de Monte Serrat e o Outeiro de Santa Catarina.
Além disso, Santos atrai turistas que procuram praia com infraestrutura de metrópole. Possui o maior jardim de orla do mundo e é destino para quem gosta de surf, mergulho e esportes inusitados como o tamboréu, que nasceu nas areias da cidade.
O programa traz ainda informações sobre o aquário mais antigo do país e sobre a história e conquistas do Santos Futebol Clube.

O principal cartão-postal da cidade são os 7 km de praias contornados pelo maior jardim de orla marítima do mundo.
Caminhadas à beira-mar e um passeio pela ciclovia são convites irrecusáveis para todas as idades.
O centro histórico foi revitalizado e conta com atrações como o prédio da Bolsa do Café (1922) e a Fundação Pinacoteca Benedito Calixto, de estilo neoclássico. Na Praça Mauá é possível pegar um bonde e percorrer as principais ruas do centro histórico, num trajeto de 5 km.
O Aquário Municipal tem cerca de 30 tanques onde vivem 150 espécies de água doce e salgada, que fazem do lugar a atração mais visitada da cidade. Para os mergulhadores, há o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos.
Santos é ainda uma das principais rotas de cruzeiros marítimos e se destaca no turismo de negócios, com um dos mais completos complexos de eventos do Brasil.

Principais atrações

Bolsa Oficial de Café, Fundação Pinacoteca Benedito Calixto, Linha Turística do Bonde, Aquário Municipal, Mergulho no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, Memorial das Conquistas Santos Futebol Clube, Cruzeiros Marítimos.

Serviços

Site da prefeitura: www.santos.sp.gov.br e www.turismosantos.com.br
Secretaria de Turismo: (13) 3201-8000
Rodoviária: (13) 3219-2194
Mais informações em http://www.turpaulista.com.br/