No litoral de São Paulo 86 praias estão impróprias

Excesso de chuva no litoral deixa praias impróprias para banho

Guilherme Andrade/UOL

Fonte: Jornal do Tempo

04/02/2015 14:19:00

Por: Rafaela Vendramini

O excesso de chuvas que atinge o litoral de São Paulo desde o início da semana prejudicou as praias da região. Na segunda-feira 34 praias paulistas estavam impróprias para banho, o número saltou para 86 nesta quarta-feira, segundo informações da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

“Com a chuva forte, houve transbordamentos de rios, de esgoto, de fossa e tudo isso é levado para o mar, que fica contaminado”, explica o meteorologista da Somar Meteorologia, Celso Oliveira. E os volumes de água dos últimos dias foram altos, no Guarujá o acumulado nos três primeiros dias de fevereiro chega a 120mm, valor que corresponde a 40% da média para o mês todo.

Os temporais atingiram de norte a sul o litoral paulista. Em Maresias choveu 150mm nos últimos três dias, sendo que o normal para o mês todo é chover 280mm e em Caraguatatuba, o volume acumulado nas últimas 96 horas é corresponde a 60% da média de fevereiro na cidade.

Dificilmente as praias estarão em melhores condições no fim de semana, porque entre quinta-feira e sexta-feira ainda vai chover muito na costa de São Paulo. Nos próximos dois dias a Somar Meteorologia prevê um volume de água de até 70mm em Santos e 90mm em Ubatuba.

Além disso, quando o sol voltar a predominar e os termômetros subirem nas praias paulistas, outro fator pode manter esses locais impróprios para banho: a proliferação de algas. “Depois da chuva forte, que leva esgoto para o mar, a matéria orgânica em abundância no oceano associada ao calor aumenta a quantidade de algas”, conclui Oliveira.

Uma das piores algas é que causa a maré vermelha, que deixa as praias impróprias para o uso de turistas e também prejudica a pesca.

Entre as praias impróprias para banho, estão todas de Santos e Praia Grande, algumas do Guarujá, Ilha Bela e São Sebastião. Para saber mais e ver a condição de todas as praias do litoral paulista, acesse o site da CETESB: http://www.cetesb.sp.gov.br/qualidade-da-praia/mapa

Buscar notícias