Angra dos Reis/Ilha Grande

Angra dos Reis

Localizado no litoral sul fluminense, o município caracteriza-se por um litoral recortado, com pequenas enseadas, mangues e costões rochosos.

Telefones Importantes

Fusar:(24) 3377-5859
Turisangra:(24) 3367-7866
Cultuar:(24) 3365-4239
Saae:(24) 3365-4700
Defesa Civil:(24) 3365-4588
Angraprev:(24) 3365-5388

Links Úteis

Ministério do Turismo www.turismo.gov.br
TurisRio www.turisrio.rj.gov.br
ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) www.abav.com.br
Prefeitura Municipal de Angra dos Reis www.angra.rj.gov.br
Câmara Municipal de Angra dos Reis www.cmar.rj.gov.br
Rodoviária Novo Rio www.novorio.com.br
Barcas SA www.barcas-sa.com.br
Defesa Civil de Angra dos Reis www.defesacivil.angra.rj.gov.br

Atendimento ao Turista

Confira abaixo os Centros de Informações Turísticas do município de Angra dos Reis.
CIT Praia do Anil
Funcionamento: Diariamente 8h as 20h
Endereço: Avenida Ayrton Senna, nº 580, Praia do Anil - CEP: 23904-010
Telefones:(24) 3369-7704 / (24) 3369-7709
(24) 3367-7826 / (24) 3367-7855 (fax)
CIT Santa Luzia
Funcionamento: Diariamente 7h as 19h
Endereço: Cais de Santa Luzia, Centro - CEP: 23900-000
Telefone:(24) 3365-6421
CIT Rodoviária
Funcionamento: Diariamente 7h as 19h
Endereço: Avenida Almirante Jair Carneiro Toscano de Brito, 110 - Praia da Chácara
Estação de Turismo do Abraão
Funcionamento: Diariamente 7h as 19h
Endereço: Praia do Abraão - Ilha Grande
Telefone:(24) 3361-5760
CIT Serra D'Água
Funcionamento: Diariamente 8h as 18h

Portal do Turismo

Todas as informações coletadas pelo Inventário Turístico estão disponíveis no novo Portal do Turismo de Angra dos Reis na internet. Tudo que a cidade tem a oferecer de atrativo aos moradores, visitantes e turistas, estará disponível. Em breve o conteúdo poderá ser consultado em três idiomas. Ao todo foram catalogados 2.318 empreendimentos turísticos, distribuídos nos cinco corredores: Centro, com 979 estabelecimentos, Estrada do Contorno com 94, Ilha Grande com 460, Ponta Leste com 237 e Ponta Sul com 426 empreendimentos.
Portal de Turismo: www.turisangra.com.br
Foram mais de 2.000 visitas aos estabelecimentos ligados ao turismo, cerca de 15.000 fotografias, além de entrevistas com artistas, artesãos e grupos culturais. Já estão catalogadas, fotografadas e descritas às praias no litoral de Angra e na Ilha Grande, além das principais ilhas e todos os atrativos naturais, trilhas, mirantes, ruínas e prédios do conjunto do patrimônio histórico e cultural.
Estão listados, fotografados e descritos hotéis, pousadas e campings, somados aos meios de alimentação como restaurantes, bares, lanchonetes, confeitarias e sorveterias. O Comércio turístico e de apoio ao turista estão representados pelos estabelecimentos que disponibilizam aos visitantes as mais variadas oportunidades de compra e de solução de necessidades emergências.
Ao acessar o portal, as pessoas também terão informações sobre localização, mapas e roteiros, e notícias de eventos e fatos do cotidiano do turismo, lazer, cultura e entretenimento de Angra dos Reis. Uma gama de informações sobre os atrativos e serviços que reitera a importância do destino e o peso da infraestrutura turística da cidade.

Ilha Grande

Geografia

A Ilha Grande representa uma atração à parte na Costa Verde. Sua diversidade biológica a coloca em destaque no território nacional, com algumas espécies somente encontradas aqui. São 193 Km² de beleza, incluindo 106 praias, cachoeiras e montanhas, à uma hora e meia de barco, saindo de Angra dos Reis.

Como toda sua região, a Ilha Grande era primitivamente habitada por índios tamoios e tupinambás. Deles recebera o nome de Ipaum (Ilha) Guaçu (Grande). Também foram os nativos que abriram as trilhas utilizadas até hoje. A partir da Vila do Abraão, principal núcleo urbano da Ilha, os caminhos abertos da mata levam a praias e enseadas pouco exploradas.

Uma das praias mais bonitas é a de Lopes Mendes, no lado Sul da Ilha Grande. Naquela face, de mar aberto, as águas são bravias, diferente do lado norte e da própria cidade, cujas praias são protegidas e por isso, tranqüilas. No outro extremo, fica a praia do Provetá, alcançada de barco e habitada em sua maioria por evangélicos.

Entre as duas, fica a Reserva Biológica da Praia do Sul. Com extensão de 193 km², recoberta por exuberante vegetação de floresta tropical, ostentando uma rica flora e fauna nativa, está legalmente preservada por lei de proteção ambiental. O ponto culminante é a Pedra D’água, com 1.037m de altitude, porém, o mais interessante é o Pico do Papagaio (980m), devido à forma que originou o nome.

O interior da Ilha Grande está totalmente tomado por floresta tropical, densa e exuberante, sendo ocupado em grande parte pelo Parque Estadual da Ilha Grande e pela Reserva Biológica da Praia do Sul. O tráfego de automóveis e a prática de camping selvagem são proibidos. A Ilha Grande está cercada por uma centena de maravilhosas praias e o seu folclore inclui histórias de tesouros enterrados por piratas, histórias essas reforçadas pela descoberta de um grande número de navios naufragados na baía que a cerca. Aqui a natureza é um permanente convite à prática de esportes náuticos e aquáticos, bem como para longas caminhadas através de sua densa mata.

O principal núcleo urbano da Ilha, a Vila do Abraão, é dotado de infra-estrutura para atender as necessidades dos visitantes em termos de hospedagem e alimentação, bem como para o aluguel de barcos e equipamentos de pesca e de mergulho

A Ilha Grande, a maior do Estado do Rio de Janeiro, com certeza deve ter sido avistada em 1502 pela frota pioneira de Gonçalo Coelho, mas, oficialmente, foi descoberta apenas em janeiro de 1532 por Martim Afonso de Souza, Donatário da Capitania de São Vicente, e doada por ele ao Doutor Vicente da Fonseca, por carta assinada em Lisboa, no dia 24 de janeiro de 1559.
Fonte: Projeto Angra dos Reis